quarta-feira, 14 de julho de 2010

Pecados Capitais


Representação dos Sete Pecados Capitais por Bosch.Os conceitos incorporados no que se conhece hoje como os sete pecados capitais se trata de uma classificação de condições humanas conhecidas atualmente como vícios que é muito antiga e que precede ao surgimento do cristianismo mas que foi usada mais tarde pelo catolicismo com o intuito de controlar, educar, e proteger os seguidores, de forma a compreender e controlar os instintos básicos do ser humano. O que foi visto como problema de saúde pelos antigos gregos, por exemplo, a depressão (melancolia, ou tristetia), foi transformado em pecado pelos grandes pensadores da Igreja Católica.

Assim, a Igreja Católica classificou e seleccionou os pecados em dois tipos: os pecados que são perdoáveis sem a necessidade do sacramento da confissão, e os pecados capitais, merecedores de condenação. A partir de inícios do século XIV a popularidade dos sete pecados capitais entre artistas da época resultou numa popularização e mistura com a cultura humana no mundo inteiro.

Comparação com os demônios


Em 1589, Peter Binsfeld comparou cada um dos pecados capitais com seus respectivos demônios, seguindo os significados mais usados. De acordo com Binsfeld's Classification of Demons, esta comparação segue o esquema:



Asmodeus - Luxúria
Belzebu - Gula
Mammon - Ganância
Belphegor - Preguiça
Azazel - Ira
Leviatã - Inveja
Lucifer - Orgulho


-------------------------------------------

Essa será minha nova proposta, escrever poemas, contos, historias, pensamentos sobre os sete pecados capitais.

Em breve eu postarei o primeiro texto e falarei mais sobre o pecado em si.


Obrigado,


Thiago Almeida.

Um comentário:

  1. Nossa Thiago estou muito impressionado pela criação do seu blog, talvez precisemos de mais paginas com este tipo de conteúdo que nos leve a ler, pensar e refletir sobre tais assuntos. Parabens pela iniciativa e não deixe de postar novos poemas, mensagens entre outras coisas...

    ResponderExcluir